EKO/Birel ART Portugal vence no Campeonato de Portugal Rotax

29 Mai 2024

Equipa sediada no Bombarral ainda garantiu mais quatro pódios

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) venceu, este fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, a categoria Mini Max do Campeonato de Portugal Rotax, e ainda conquistou o segundo lugar do pódio na categoria Mini Micro, assim como na categoria DD2 e na categoria DD2 Master, bem como garantiu um terceiro lugar na categoria Micro Max.

À semelhança da jornada inaugural em Portimão, Duarte Alves também conquistou a pole-position nas categorias Mini Micro e Mini Max na segunda prova realizada este fim de semana no traçado da região oeste, no Bombarral. O piloto de Paredes venceu depois a Final 1, assim como a Final 2 (com a volta mais rápida) de ambas as categorias, não tendo depois muita sorte na Final 3 onde um incidente fez com que fosse 11.º classificado da Mini Micro e quinto posicionado da Mini Max. Mesmo assim, no final da prova, Duarte Alves venceu a categoria Mini Max e foi segundo classificado na Mini Micro, mostrando que é um dos principais favoritos a sagrar-se campeão nas duas categorias, bastando, no entanto, conquistar o título numa, para garantir um lugar nas Finais Mundiais Rotax, que em 2024 serão disputadas entre 19 e 26 de outubro, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália.

Santiago Barros estreou-se a correr no Campeonato de Portugal Rotax. Integrado na categoria Micro Max, o jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal deu logo boas indicações nos treinos cronometrados ao ser o segundo mais rápido, tendo depois garantido dois quartos e um terceiro lugares nas Finais, resultados que somado lhe permitiram subir ao terceiro lugar do pódio.

Duarte Deus, de apenas sete anos de idade, fez a sua estreia absoluta no Karting de competição, integrando a categoria Micro Academy do Campeonato de Portugal Rotax. O objetivo do jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal é, naturalmente, evoluir e conseguiu isso mesmo ao longo da prova, acabando por terminar no 12.º lugar.

João Maria Pereira, que já conquistou esta época a Rotax Cup da categoria Júnior, era um dos naturais favoritos à vitória nesta segunda prova. Apesar de ser ‘rookie’ entre os juniores, o piloto de Alcobaça foi o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados, mas com particularidade de ficar a 3 milésimos de segundo da pole position! Quer na Final 1 quer na Final 2, João Maria Pereira foi segundo classificado. Na Final 3 também viu a bandeira xadrez na segunda posição, mas uma penalização fez com que caísse para o sexto lugar. Com estes resultados, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, terminou a prova no quarto lugar, com os mesmos pontos do terceiro classificado.

Na categoria Sénior Max, Pedro Barbosa foi o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois obtido um sexto, um quinto e um sétimo lugares, que lhe permitiram terminar a prova na sexta posição. Ainda na categoria Sénior Max, Oscar Soirey, depois de ser o nono mais rápido nos ‘cronos’, foi forçado a abandonar na Final 1 e depois obteve um 12.º e 8.º lugares, pelo que foi 11.º classificado no final da prova.

Na categoria DD2, Frederico Peters voltou a estar na luta pela vitória. O piloto de Évora foi o segundo mais rápido nos ‘cronos’ e depois garantiu dois segundos lugares nas Finais 1 e 2, tendo na Final 3 batido toda a concorrência, com a volta mais rápida. Contas feitas, o piloto Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal foi segundo classificado na prova da região oeste e mantém-se na luta pelo título.

Por fim, na categoria DD2 Master, Manuel Martins começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, mas a escassos 14 milésimos de segundo de conquistar a pole-position! O piloto da equipa do Bombarral obteve depois dois segundos e um terceiro lugares, resultados que lhe permitiram subir ao lugar intermédio do pódio.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *