EKO/Birel ART Portugal conquista três títulos de campeã nacional
Equipa sediada no Bombarral garantiu quatro pódios em Braga
A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) conquistou, este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, três títulos de campeã nacional Rotax, nomeadamente nas categorias DD2, Mini Max e Mini Micro Max. Com estes títulos, a equipa sediada no Bombarral vai ter dois dos seis representantes portugueses, nas Rotax Max Challenge Grand Finals (Mundial Rotax), que decorrerão de 19 a 26 de outubro, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália. Nota ainda para o vice-campeonato de João Maria Pereira na categoria Júnior que, apesar de ser ‘rookie entre os juniores, poderia ter conquistado o título de campeão nacional, não fosse um inglório problema técnico.
Duarte Alves garantiu o título de campeão nacional quer na categoria Mini Max quer na categoria Mini Micro, assim como a qualificação para as Finais Mundiais Rotax, que serão disputadas entre 19 e 26 de outubro, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália. Em Braga, numa prova disputada à chuva, o jovem piloto de Penafiel foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Mini Max com a marca de 1m12,245s (e segundo da Mini Micro) e venceu a Final 1, tendo depois sido forçado a abandonar na Final 2, enquanto que na Final 3 fez uma notável recuperação até ao quarto lugar da geral e ao segundo da Mini-Max. Assim, Duarte Alves ainda conseguiu subir ao terceiro lugar do pódio na Mini Max, mas o mais importante foi ter conquistado o título nacional nas duas categorias. Duarte Deus, um dos mais jovens pilotos da categoria dos mais novos, a Micro Academy, fez apenas a sua quarta prova e foi 14.º classificado, prosseguindo assim a sua evolução.
João Maria Pereira, que se estreou esta época na categoria Júnior e já conquistou a Rotax Cup, chegou ao traçado minhoto na liderança da categoria Júnior e tudo apontava de que poderia perfeitamente sagrar-se campeão nacional. Contudo, depois de ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, foi ingloriamente desclassificado da Final 1, devido a um problema técnico no seu kart. O jovem piloto de Alcobaça não desistiu ainda foi oitavo classificado na Final 2 e garantiu a segunda posição na Final 3, mas não chegou para o título.
Na categoria DD2, Frederico Peters voltou a fazer uma prova fantástica, ao dominar praticamente por completo todos os acontecimentos. Numa prova disputada à chuva, o piloto de Évora começou por dar um recital de pilotagem logo nos treinos cronometrados com o registo de 1m06,708s e depois venceu as duas Finais e foi segundo classificado noutra, com a volta mais rápida em todas, pelo que subiu com autoridade ao lugar mais alto do pódio. Foi com uma grande exibição que Frederico Peters se sagrou, pela primeira vez na categoria DD2, campeão nacional e vai agora disputar as Finais Mundiais Rotax, que se realizarão entre 19 e 26 de outubro, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália.
Ainda na categoria cujos karts estão equipados com caixa de velocidades, Raquel Ferrajão teve uma jornada muito exigente à chuva. Depois de ser a 5.ª mais rápida nos treinos cronometrados, a jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal obteve um nono lugar na Final 1, mas depois foi forçada a abandonar na Final 2, tendo na Final 3 sido 10.ª classificada, devido a uma penalização, pelo que encerrou o top-10 em Braga.
Na categoria DD2 Masters, Manuel Martins começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a Final 1. O piloto da equipa do Bombarral obteve depois um terceiro lugar na Final 2, mas na Final 3 foi forçado a abandonar. Mesmo assim, o piloto de Paredes conseguiu os pontos necessários para subir ao terceiro lugar do pódio e encerrou a época como vice-campeão nacional da categoria DD2 Masters.
Na categoria Sénior Max, Pedro Barbosa fez uma prova muito positiva. O jovem piloto de Guimarães foi o sétimo mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois obtido um nas Finais um quarto e dois terceiros lugares, resultados que lhe permitiram somar os pontos necessários para subir ao terceiro lugar do pódio. Ainda na categoria Sénior Max, Oscar Soirey, teve um acidente nos ‘cronos’ e depois fez uma prova em crescendo nas três Finais, com um 14.º, um 12.º e um 10.º lugares, pelo que terminou a prova na 12.ª posição.
*
0 Comments