EKO/Birel ART Portugal brilha no Campeonato de Portugal de Karting
Equipa sediada no Bombarral venceu três das seis categorias em discussão
A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal colecionou este fim de semana importantes vitórias para o Campeonato de Portugal de Karting. A contar para a terceira jornada dupla, disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, a equipa liderada por Nuno Inácio venceu em três categorias, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini e na Iniciação.
Henrique Cruz, que esta época já venceu o Open de Portugal de Karting na categoria X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, reafirmou na terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no Bombarral, que é um dos favoritos à conquista do título de campeão nacional. No primeiro dia de competição, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal conquistou a pole-position com a marca de 43,844s e depois bateu toda a concorrência na manga de qualificação, assim como Final. No domingo, Henrique Cruz foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, sendo depois terceiro classificado (segundo na Sénior) na manga de qualificação, enquanto que na Final, onde esteve na luta pela vitória, garantiu um excelente segundo lugar à geral e na Sénior, o que lhe permitiu, no conjunto de todos os resultados obtidos ao longo do fim de semana, somar pontos muito importantes para as contas do campeonato.
Na X30 (Sénior), Tomás Lemos, que se estreia na categoria, depois de ser o 8.º mais rápido nos treinos cronometrados entre 23 participantes, foi forçado a abandonar na manga de qualificação. Contudo, na Final, recuperou 14 posições (!) e foi 8.º classificado. No domingo, o jovem bracarense foi algo inglório, dado que depois de ser 6.º classificado na manga de qualificação, foi forçado a abandonar na Final. Por sua vez, Miguel de Oliveira, que se estreou a correr pela equipa da região oeste, obteve um positivo 13.º lugar na Final de sábado. No domingo, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal recuperou do 23.º ao 13.º lugar na manga de qualificação, enfrentando depois algumas contrariedades na Final, que fizeram com que fosse 20.º classificado.
Na categoria Júnior, Diogo Caetano começou por ser o 5.º mais rápido nos treinos cronometrados e na manga de qualificação obteve um excelente 2.º lugar, mas a discutir a vitória, enquanto que na Final foi 11.º classificado, devido a uma penalização. No domingo, o jovem piloto de Lisboa foi o 9.º mais rápido nos ‘cronos’ e 4.º classificado na manga de qualificação, tendo depois na Final cruzado a meta na terceira posição. Contudo, uma penalização fez com que caísse para o 10.º lugar. Tomás Carapucinha, apenas na sua quarta prova oficial, depois de ser 11.º classificado nos ‘cronos’ de sábado e 13.º na manga de qualificação, garantiu um positivo 10.º lugar na Final. No domingo, não teve a sorte do seu lado e concluiu a corrida decisiva na 13.ª posição.
Na categoria X30 Mini, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal voltou a contar com seis pilotos. Téo Pelfrene, apesar de ter sido forçado a abandonar a Final de sábado, não se deixou afetar para a prova de domingo e esteve muito forte. O jovem piloto francês depois de conquistar a pole-position e de ser 3.º classificado na manga de qualificação, bateu toda a concorrência na Final, festejando assim a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting. Guilherme Morgado garantiu um 4.º e depois um 6.º lugar, José Pedro Pinto obteve dois 5.ºs lugares, Francisco Iglésias foi 6.º classificado e depois 8.º após uma recuperação de 7 posições, Mateus Gomes assegurou um 8.º e um 7.º lugar, enquanto Santiago Barros garantiu um 7.º lugar e depois foi 9.º classificado na Final de domingo.
Lourenço Antunes continua a ser um dos principais protagonistas da categoria Cadete. O piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal conquistou a pole-position no sábado e venceu a manga de qualificação, tendo depois sido um honroso segundo classificado na Final, onde ficou a escassos 0,123s da vitória! No domingo, Lourenço Antunes começou por ser o 3.º mais rápido nos treinos cronometrados e depois segundo classificado na manga de qualificação. Na Final, o jovem piloto da equipa sediada no Bombarral foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundo, relegou-o para o terceiro lugar.
Na categoria Iniciação, Lana Pelfrene, continua na luta pelo título de campeã nacional. A jovem francesa foi a 2.ª mais rápida nos treinos cronometrados de sábado, mas depois bateu toda a concorrência quer na manga de qualificação quer na Final. No domingo, Lana Pelfrene, manteve a mesma performance, já que depois de ser a 2.ª mais rápida nos ‘cronos’, venceu tanto a manga de qualificação como a Final, colecionando assim importantes pontos para o campeonato.
*
0 Comments