EKO/Birel ART Portugal com grande exibição no CPRtx em Baltar

3 Jul 2024

Equipa sediada no Bombarral garantiu seis pódios em Baltar

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) venceu, este fim de semana, no Kartódromo de Baltar, em Paredes, a categoria Mini Max do Campeonato de Portugal Rotax (CPRtx) e garantiu ainda o segundo lugar do pódio na categoria Mini Micro. A equipa sediada no Bombarral também triunfou nas categorias DD2 e DD2 Masters e subiu ao segundo lugar do pódio na categoria Júnior.

Duarte Alves, depois de vencer as provas de Portimão e do Bombarral quer na categoria Mini Max quer na categoria Mini Micro (que junta as categorias Mini e Micro), prosseguiu, este fim de semana, em Baltar, a caminhada que lhe poderá garantir o título de campeão nacional, assim como a qualificação para as Finais Mundiais Rotax, que serão disputadas entre 19 e 26 de outubro, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália. O jovem piloto de Penafiel foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 52,001s e depois venceu as três Finais da Mini, subindo assim ao lugar mais alto do pódio, tendo ainda garantido a segunda posição na Mini Micro, que lhe permitir manter-se na liderança das duas categorias. Santiago Barros, que alinha na Micro Max, foi o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados e 5.º classificado na Final 1, não tendo, no entanto, sorte na Final 2, devido a um problema técnico, mas na Final 3 alcançou o 6.º lugar e terminou a prova no top-10. Duarte Deus, um dos mais jovens pilotos da categoria dos mais novos, a Micro Academy, fez apenas a sua segunda prova e mostrou que está a evoluir, ao ser 13.º classificado.

João Maria Pereira, que se estreia esta época na categoria Júnior e já conquistou a Rotax Cup, também mostrou o seu talento logo a partir dos treinos cronometrados, onde foi o 2.º mais rápido e ficou a 0,016s (!) da pole-position. Entre 20 participantes, o piloto de Alcobaça obteve depois nas Finais um 2.º e dois 3.º lugares e uma volta mais rápida.
Com estes resultados, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, terminou a prova de Baltar no lugar intermédio do pódio, dando excelente indicações para o futuro.

Na categoria Sénior Max, Pedro Barbosa foi o sétimo mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois obtido um quinto, um 12.º e um 10.º lugares, resultados que lhe permitiram terminar a prova na oitava posição. Ainda na categoria Sénior Max, Oscar Soirey, depois de ser o 12.º mais rápido nos ‘cronos’, terminou a Final 1 na 9.º posição, tendo depois pouca sorte na Final 2 devido a problema técnico, enquanto que na Final 3 garantiu o 14-º lugar, sendo assim, na soma dos três resultados, 17.º classificado na prova.

Na categoria DD2, Frederico Peters fez uma prova fantástica, ao dominar quase por completo todos os acontecimentos. O piloto de Évora foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 47,798s e venceu quer a Final 1 quer na Final 2, tendo em ambas rubricado a volta mais rápida. Na Final 3, o piloto Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal foi segundo classificado e assinou novamente a volta mais rápida, que dá um ponto extra para as contas do campeonato. Contas feitas em relação à prova de Baltar, Frederico Peters subiu ao lugar mais alto do pódio e reafirmou a sua candidatura para conquistar o título nacional na categoria cujos karts estão equipados com caixa de velocidades.

Já categoria DD2 Masters, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal também venceu.
Manuel Martins começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, mas a escassos 29 milésimos de segundo de conquistar a pole-position! O piloto da equipa do Bombarral obteve depois dois segundos lugares nas Finais 1 e 2, mas na Final 3 bateu toda a concorrência. Com estes resultados, Manuel Martins, que também soube tirar o melhor proveito dos karts equipados com chassis Birel ART, subiu ao lugar mais desejado do pódio.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *