EKO/Birel ART Portugal sagra-se campeã de Portugal Rotax

26 Out 2022

Equipa sediada no Bombarral garante qualificação para as Finais Mundiais Rotax

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) renovou o título de Campeã de Portugal Rotax na categoria DD2 Master, após a quinta e última jornada, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O belga Fabio Kieltyka sagrou-se campeão de Portugal Rotax na categoria DD2 Master, cujos karts estão equipados com caixa de velocidades, e vai novamente disputar as Rotax Max Challenge Grand Finals, vulgo Finais Mundiais Rotax, precisamente no traçado algarvio, entre os dias 19 e 26 de novembro.

No Campeonato de Portugal Rotax, as categorias DD2 (para pilotos a partir dos 15 anos) e DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos) – cujos karts estão equipados com caixa de velocidades –, partilham a mesma grelha de partida. Na quinta e última jornada, disputada este fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Fabio Kieltyka – piloto da categoria DD2 Master – somou os pontos suficientes para renovar o título de campeão de Portugal Rotax, mas o piloto belga não teve uma prova nada fácil, entre 36 adversários, na maioria estrangeiros que aproveitaram a jornada algarvia para treinar para as Finais Mundiais Rotax. “O meu fim de semana foi muito complicado porque durante os treinos cronometrados à chuva, a pista secou nas últimas duas voltas. Assim, e com muito tráfego em pista, fui o 26.º mais rápido, quando dava perfeitamente para fazer um tempo dentro do top-15. Já nas três Finais corri com a pista seca. Na Final 1, larguei bem, passadas duas voltas já estava entre a 15ª e a 20ª posição. Na terceira volta ultrapassei um concorrente na travagem, estávamos lado a lado, mas ele insistiu em fechar a trajetória e subiu por cima de mim. Resultado, fiquei com o kart bastante danificado, mas ainda continuei e terminei a corrida, sendo o terceiro Master para as contas do Campeonato de Portugal Rotax. Na Final 2, um problema técnico obrigou-me a abandonar algumas voltas depois da partida. Na Final 3, um incidente fez com que eu saísse de pista. Regressei e recuperei da 38.ª até à 21.ª posição, com o mesmo ritmo de corrida do grupo que liderava a corrida. Acabei por ser segundo classificado para as contas do Campeonato de Portugal Rotax. Foi um fim de semana difícil, mas o principal objetivo era conquistar o título e conseguimos. É o segundo consecutivo, o que é magnífico. Gostava de ter terminado o campeonato com um resultado melhor, mas estou orgulhoso do que conseguimos este ano, pois com a equipa EKO/Birel ART Portugal lutamos sempre de forma incansável pelos lugares da frente e vencemos duas provas quer na categoria DD2 quer na categoria DD2 Masters. Agora, o foco são as Finais Mundiais Rotax”, comentou Fabio Kieltyka, bicampeão de Portugal da categoria DD2 Master e que irá, tal como no ano passado, representar Portugal nas Rotax Max Challenge Grand Finals, vulgo Finais Mundiais Rotax, precisamente no traçado algarvio, entre os dias 19 e 26 de novembro.

Charles Delbrassine – o outro piloto da EKO/Birel ART Portugal que faz parte do pelotão das categorias DD2 e DD2 Master –, apesar dos seus 61 anos, continua a surpreender os pilotos mais jovens e experientes, tendo voltado a rodar no top-10 entre os Masters, quer na sessão de treinos cronometrados quer nas três finais, tendo, inclusive, numa delas garantido um 8.º lugar para as contas do Campeonato de Portugal Rotax, mas a lutar em pilotos com nada menos do que 36 adversários!

Por sua vez, Aya Delbrassine – filha de Charles –, também enfrentou no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, uma vasta concorrência de 32 pilotos, igualmente na sua maioria estrangeiros que aproveitaram a jornada algarvia para treinar para as Finais Mundiais Rotax. Apesar de ser uma das mais jovens do pelotão da Micro Max, categoria na qual se estreia esta época, não se deixou intimidar por uma grelha tão preenchida e forte e terminou sempre as corridas, com o 8.º lugar para as contas do Campeonato de Portugal Rotax. Recorde-se que este é apenas o segundo ano de competição de Aya Delbrassine, através da Escola de Karting do Oeste /Birel ART Portugal.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *