EKO/Birel ART Portugal vence e está mais perto dos títulos nacionais

27 Jul 2023

Equipa sediada no Bombarral destaca-se no Campeonato de Portugal de Karting

 

Depois das jornadas de Viana do Castelo, Bombarral e Portimão, na quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal voltou a vencer e deu um passo importante para conquistar novamente mais títulos de campeã nacional em diferentes categorias. A equipa sediada no Bombarral também garantiu pódios noutras categorias e viu alguns dos seus pilotos menos experientes a evoluir bastante e a obter bons resultados no Minho.

Francisco Iglésias é, atualmente, o principal favorito para se sagrar campeão nacional da categoria Cadete 4T. No primeiro dia de competição da quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting em Braga, o jovem piloto de Cascais, depois de ter conquistado a pole-position e ter ganho a manga de qualificação, venceu a Final com a volta mais rápida, somando assim a sua sexta vitória (em Finais) esta época. Francisco Iglésias voltou a conquistar a pole-position e a ganhar a manga de qualificação no segundo dia de competição, sendo, contudo, terceiro classificado na Final! O ‘rookie’ Lourenço Antunes continua a evoluir, tendo nos treinos cronometrados de sábado sido o 3.º mais rápido e na Final garantido o top-5. No segundo dia de competição, esteve ainda mais forte e logrou obter um positivo 4.º lugar. O também ‘rookie’ Tiago Caetano não teve muita sorte durante todo o fim de semana e classificou-se no top-10.

Lana Pelfrene, que se estreou a correr na categoria Iniciação há menos de três meses, mostrou evolução em Braga, sobretudo no segundo dia de competição. No sábado foi sempre 6.ª classificada, mas no domingo rodou no quarto lugar na corrida Final e depois fechou o top-5.

Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva, reafirmou na pista minhota que é um dos principais candidatos a sagrar-se campeão nacional esta época. No sábado, apesar de ter sido o 4.º mais rápido nos treinos cronometrados, venceu a manga de qualificação e a Final com a volta mais rápida. No domingo, após ser o 6.º mais rápido nos ‘cronos’, o jovem piloto de Cascais foi 2.º classificado na manga, mas na Final bateu toda a concorrência, somando importantes pontos para as contas do campeonato. O ‘rookie’ Guilherme Morgado não teve muita sorte quer nos ‘cronos’ quer na manga de qualificação de sábado, mas na Final, obteve um positivo 4.º lugar. O jovem piloto de Loures esteve mais forte no domingo, dado que na Final garantiu o 3.º lugar do pódio. Por sua vez, Teo Peltrene não teve sorte no primeiro dia de competição, mas no segundo conseguiu recuperar até à 14.ª posição. O também ‘rookie’ Mateus Gomes foi 16.º classificado quer no sábado quer no domingo e o estreante Martim Gomes obteve um 14.º e um 17.º lugares.

Na categoria Júnior, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal também esteve em grande evidência. No sábado, depois de ser 3.º nos ‘cronos’ e na manga de qualifcação, Tomás Lemos foi obrigado a abandonar, mas no domingo o piloto bracarense conquistou a pole-position e foi 2.º classificado quer na manga e quer na corrida Final, onde rubricou a volta mais rápida em 55,973s. O ‘rookie’ Diogo Caetano não teve uma prova fácil, mas com resiliência ainda conseguiu um meritório 4.º lugar na Final de sábado e depois uma positiva 6.ª posição na Final de domingo.

Na categoria X30 (Sénior), com 33 pilotos em pista, Santiago Ribeiro foi 6.º classificado no primeiro dia de competição, depois de recuperar 10 posições. No domingo, o piloto da Ericeira esteve mais forte, já que conquistou a pole-position e venceu a manga de qualificação, tendo depois sido 4.º classificado na Final, onde esteve na luta pela vitória, tendo mesmo liderado a corrida. Por sua vez, Filipe Rodrigues fez uma prova muito positiva. No sábado, recuperou 18 posições, do 32.º ao 14.º lugar, enquanto que no domingo, depois de ser 4.º classificado na manga, terminou a Final num meritório 9.º lugar. O seu pai, João Pedro Rodrigues, dominou a categoria X30 Master e está perto de conquistar o título de campeão nacional.

Na categoria X30 Super Shifter, Henrique Cruz, depois de ser 3.º classificado no primeiro dia de competição à geral e na Sénior, no segundo dia, depois de conquistar a pole-position, foi ingloriamente forçado a abandonar na Final. João Rodrigues fez apenas a sua segunda prova na X30 Super Shifter e depois de terminar o primeiro dia na 12.ª posição à geral e em 9.º da Sénior, esteve melhor no segundo dia ao ser 10.º à geral e 7.º classificado na Sénior. Bruno Frota foi 3.º no domingo na classe Master e Nuno Portela obteve dois 2.ºs lugares na classe Gentleman.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *