EKO/Birel ART Portugal garante nova vitória no Campeonato de Portugal de Karting

17 Mai 2022

Equipa sediada no Bombarral esteve no pódio de duas categorias em Portimão

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal voltou a vencer para o Campeonato de Portugal de Karting Toyota, desta vez na categoria Iniciação. Na terceira jornada dupla, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, a equipa sediada no Bombarral também garantiu pódios na categoria Cadete 4T e destacou-se com exibições em outras categorias.

Na categoria Iniciação, Lourenço Antunes depois de ser o 2.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, garantiu o 2.º lugar quer na manga de qualificação quer na Final, enquanto que no domingo, após ter rubricado o 3.º melhor tempo nos ‘cronos’, foi 2.º na manga de qualificação, fazendo depois uma excelente corrida para conquistar o lugar mais alto do pódio, somando assim pontos importantes para o campeonato, onde é um dos principais favoritos ao título. Tiago Caetano foi o 5.º mais rápido nos ‘cronos’ de sábado, 6.º na manga de qualificação e, na Final, logrou conquistar o terceiro lugar do pódio. No domingo, o piloto de Lisboa depois de ser o 4.º mais rápido nos ‘cronos’, garantiu a 2.ª posição na manga de qualificação e foi 6.º classificado na Final. José Diogo Martins, depois de ser o 8.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 4.º na manga – com a volta mais rápida – e 4.º na Final de sábado. Já no domingo, José Diogo Martins, depois de ser o 5.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 8.º classificado devido a uma penalização. Contudo, na Final, o jovem piloto da EKO/Birel ART Portugal fez uma excelente recuperação e conseguiu assegurar uma meritória quarta posição.

Líder da categoria Cadete 4T, Guilherme Morgado enfrentou algumas contrariedades na terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting em Portimão. O jovem piloto de Loures foi o mais 3.º rápido nos treinos cronometrados de sábado, venceu a manga de qualificação e na Final fechou o top-5. No domingo, Guilherme Morgado, apesar de ter sido o sexto mais rápido nos treinos cronometrados, assegurou a terceira posição na manga de qualificação e na Final garantir o lugar intermédio do pódio. Com estes resultados, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal mantém confortavelmente a liderança na categoria Cadete 4T e é um dos mais fortes candidatos a sagrar-se campeão nacional em 2022.
Igualmente na Cadete 4T, Martim Gomes – ainda na sua quarta prova na nova categoria, depois de se ter sagrado campeão nacional na Iniciação em 2021 – mostrou que está a evoluir. O piloto de Torres Vedras depois de ser o 8.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, garantiu o sétimo lugar na manga de qualificação e na Final viu a bandeira xadrez no 9.º lugar. Já no domingo, após ter sido o 7.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 9.º na manga e na Final garantiu um positivo 7.º lugar. Mateus Gomes, que fez a sua terceira corrida no Karting de competição, prosseguiu com a sua aprendizagem, conseguindo um positivo 7.º lugar na Final de sábado, enquanto que no domingo encerrou o top-10. Francisco Iglésias não teve um fim de semana muito positivo, pois também enfrentou algumas contrariedades, pelo que foi 8.º classificado na Final de sábado e terminou na 9.ª posição a Final de domingo.

Na categoria Júnior, Filipe Rodrigues, estreante absoluto esta época no Karting, mostrou que está a evoluir, dado que foi 8.º classificado na Final de sábado, mas no domingo conseguiu fechar o top-5. Diogo Caetano também encerrou o top-5 na Final da categoria X30 Mini no sábado, mas no domingo acabou por ser 6.º classificado. O piloto de Lisboa debateu-se com alguns contratempos que o impediram de mostrar o seu valor, pois já venceu esta temporada.

Na categoria X30 (Sénior), com 34 participantes, Mário Borges foi o 17.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, 19.º na manga de qualificação, mas na Final terminou na 25.ª posição, devido a uma penalização. No domingo, o piloto da Maia esteve mais forte e garantiu o 14.º lugar na Final. Martim Romão, depois de ser o 11.º mais rápido nos ‘cronos’ de sábado, garantiu um excelente 9.º lugar na manga, mas na Final foi 20.º classificado, devido a uma penalização. O piloto do Montijo mostrou, contudo, o seu talento no domingo, dado que recuperou 19 lugares (!) rumo ao 15.º posto. João Rodrigues, também ‘rookie’, recuperou na manga de sábado vários lugares (18) até ser 16.º classificado, sendo depois 21.º na Final, devido a uma penalização, não tendo, contudo, sorte no domingo ao ser forçado a abandonar.

Bruno Frota estreou-se a correr pela equipa do Bombarral na X30 Super Shifter e não fosse um acidente teria já conquistado em Portimão um lugar no pódio da classe Master. Já Nuno Portela voltou a vencer e lidera o campeonato na categoria X30 Super Shifter Gentleman.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *