EKO/Birel ART Portugal mais líder no Campeonato de Portugal Rotax

20 Jul 2022

Equipa sediada no Bombarral ‘correu em casa’ perante 70 pilotos

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) reforçou a liderança na categoria DD2 Master do Campeonato de Portugal Rotax através de Fabio Kieltyka, após a terceira prova, disputada este fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

No Campeonato de Portugal Rotax, as categorias DD2 (para pilotos a partir dos 15 anos) e DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos) – cujos karts estão equipados com caixa de velocidades –, partilham a mesma grelha de partida. Na terceira prova, disputada este fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, a contar para a terceira prova, Fabio Kieltyka – piloto da categoria DD2 Master – voltou a destacar-se na classificação geral (já que garantiu o terceiro lugar do pódio), mas, mais importante, foi o facto de ter reforçado a liderança na sua categoria.

Contudo, o piloto belga não teve um início de prova fácil, devido a um problema ao nível do radiador, mas, mesmo assim, ainda foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados. Na Final 1, Fabio Kieltyka viu a bandeira xadrez na segunda posição, mas sofreu uma penalização, por danos na carenagem frontal, pelo que caiu para o 7.º lugar. Sem baixar os braços, o piloto da EKO/Birel ART Portugal aproveitou da melhor forma a pole-position que alcançou para a Final 2 e bateu toda a concorrência. Já na Final 3, o piloto de Liége teve de arrancar da sétima posição – devido à penalização que sofreu na Final 1 –, mas fez uma boa recuperação e garantiu o terceiro lugar, na frente Vítor Mendes, um dos seus principais rivais na luta pelo título. Em termos de classificação final, Fabio Kieltyka, apesar dos contratempos que enfrentou, assegurou o lugar intermédio do pódio da sua categoria e, mais importante, reforçou a liderança no campeonato.

Igualmente na categoria DD2 Master, Charles Delbrassine não para de surpreender aos 61 anos de idade, dado que foi o sexto mais rápido nos treinos livres oficiais de sábado, tendo depois integrado o top-10 quer na sessão de treinos cronometrados quer nas três finais. O piloto luxemburguês foi 11.º classificado nesta terceira jornada, mas, mais importante, foi, perante tanta juventude, ter voltado a terminado as três corridas e a discutir posições.

Aya Delbrassine – filha de Charles – que é uma das mais jovens do pelotão da Micro Max, categoria na qual se estreia esta época, também mostrou que está cada vez mais rápida, prosseguindo assim o seu processo de evolução neste seu segundo ano de competição, através da Escola de Karting do Oeste /Birel ART Portugal. Aya Delbrassine também subiu ao pódio para receber a taça de vencedora da classe feminina.

Martim Gomes – campeão nacional da categoria Iniciação em 2021 – que, no Bombarral, cumpriu apenas a sua segunda prova no Campeonato de Portugal Rotax da categoria Micro Academy (tendo na primeira garantido o terceiro lugar do pódio), esteve em destaque no primeiro dia de competição ao ser terceiro mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois garantido o terceiro lugar na Final 1. Perspetivava-se mais um pódio para o jovem piloto de Torres Vedras, mas quer na Final 2 quer na Final 3, sofreu toques que o obrigaram a cair para as últimas posições, sendo assim sétimo classificado na prova.

Diogo Teixeira Mendes fez a sua estreia no Campeonato de Portugal Rotax ao competir na exigente categoria Sénior Max e foi 15.º classificado.

A quarta prova do Campeonato de Portugal Rotax está agendada para os dias 27 e 28 de agosto e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *