EKO/Birel ART Portugal na luta pela vitória no arranque do Campeonato de Portugal Rotax
Equipa sediada no Bombarral em bom plano no traçado de Baltar
Os pilotos da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal iniciaram de forma positiva o Campeonato de Portugal Rotax. Depois de se sagrar campeão do DD2 Master em 2021, Fabio Kieltyka abriu a nova temporada com três pódios. Charles Delbrassine (DD2 Master) e Aya Delbrassine (Micro Max) também mostraram uma evolução em Baltar.
Fabio Kieltyka, que alinha pela equipa EKO/Birel ART Portugal, voltou a iniciar mais uma temporada como um dos favoritos à vitória na categoria DD2 Master, onde é seu objetivo revalidar o título. No entanto, o piloto belga foi afetado por um problema de chassis que o impediu de mostrar o seu verdadeiro ritmo, desde os treinos cronometrados. Sem desistir, Kieltyka lutou sempre pelas vitórias nas três finais, conquistando três segundos lugares e a volta mais rápida na Final 3.
“Um problema técnico impossível de resolver durante toda a prova condicionou o nosso fim de semana. Por isso, o objetivo passou a ser acumular o maior número de pontos possível para o campeonato e, nesse sentido, fiquei satisfeito. Os adversários são muito fortes, mas sei que com o nosso ritmo normal podemos encontrar o caminho da vitória. Uma palavra especial para a equipa EKO/Birel ART Portugal, que fez tudo o que era humana e tecnicamente para resolver os problemas, e mesmo assim conseguimos três pódios. Vamos pensar na próxima corrida em Leiria”, sublinhou Fabio Kieltyka.
Início positivo para Charles e Aya Delbrassine
Pai e filha, Charles e Aya Delbrassine também continuam a competir em Portugal com as cores da EKO/Birel ART Portugal. Depois de apenas uma temporada no Karting, em 2021, Charles Delbrassine está mais forte fisicamente e com um desempenho superior no DD2 Master, pelo que obteve um 8.º lugar na Final 1 em Baltar. No domingo, esteve ainda melhor na última corrida do fim de semana, ao terminar no 7.º lugar, resultado que lhe valeu o 9º lugar final na prova. “Não tive muitas oportunidades de treinar durante a pré-temporada, devido a compromissos profissionais, mas fui conversando com outros Masters e percebi que minha condição física e minha pilotagem estão claramente melhores este ano”, disse Charles Delbrassine, que compartilha a maior parte do seu tempo entre Portugal e Luxemburgo. “O resultado da Final 2 poderia ter sido melhor, mas fui prejudicado pelo eixo traseiro do meu kart que foi danificado após uma colisão na primeira volta. Na Final 3, eu estava a lutar pelo 5º lugar com outros três pilotos quando tive um toque que me deixou para trás. Mas ainda consegui resistir aos pilotos que me seguiam”.
Aya Delbrassine – filha de Charles – é uma das mais jovens do pelotão Micro Max, onde se estreia em 2022 após uma primeira experiência na categoria Micro Academy. A jovem Aya, que vive em Portugal, mostrou vontade de treinar forte e assumir uma nova categoria esta temporada, conquistando o 9º lugar em Baltar. “Aya está melhorando a cada sessão e fez uma das duas melhores voltas neste circuito na última final. O próximo objetivo é poder acompanhar todo o grupo até o final da prova. Ela gosta muito da equipa EKO/Birel ART Portugal e também gostámos de correr em família”, referiu Charles Delbrassine, pai de Aya.
A segunda prova do Campeonato de Portugal de Rotax está marcada para os dias 4 e 5 de junho e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.
*
Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis. Its always helpful to read through content from other authors and practice a little something from other web sites.