EKO/Birel ART Portugal na luta por três títulos nacionais

7 Jul 2022

Equipa sediada no Bombarral soma pontos importantes em Baltar

 

Na quarta e penúltima jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal venceu nas categorias Iniciação e X30 Mini e garantiu lugares no pódio noutras classes. Com estas prestações, equipa do Bombarral somou pontos importantes que lhe permitem estar na luta por três títulos nacionais.

Na categoria Iniciação, Lourenço Antunes depois de ser o 2.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, garantiu o 2.º lugar na manga de qualificação e na Final bateu toda a concorrência. No domingo, o piloto de Torres Vedras garantiu mais uma pole-position e foi 2.º classificado na manga de qualificação, mas na Final terminou no quarto lugar, resultado que, no entanto, mantém intactas as suas aspirações ao título de campeão nacional da categoria Iniciação.
O ‘rookie’ Tiago Caetano continua a evoluir. O jovem piloto de Lisboa garantiu a pole-position no sábado e venceu a manga de qualificação, tendo na Final assegurado o terceiro lugar do pódio. No domingo, Tiago Caetano depois de ser o 5.º mais rápido nos ‘cronos’, garantiu a 2.ª posição na manga de qualificação e depois foi 7.º classificado na Final.

Na categoria Cadete 4T, Guilherme Morgado enfrentou alguns contratempos na pista de Baltar. O jovem piloto de Loures foi o 2.º rápido nos treinos cronometrados de sábado, venceu a manga de qualificação e na Final garantiu o segundo lugar. No domingo, Guilherme Morgado, foi o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, depois foi sexto classificado na manga de qualificação e na Final terminou no quarto lugar. Com estes resultados, o piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal conservou a liderança na categoria Cadete 4T e mantém-se como um dos mais fortes candidatos a sagrar-se campeão nacional em 2022. Francisco Iglésias garantiu um excelente 6.º lugar na Final de sábado e terminou a Final de domingo na 7.ª posição, mostrando igualmente que continua a evoluir. Martim Gomes – ainda a cumprir a sua quinta prova na categoria Cadete 4T, depois de se ter sagrado campeão nacional na Iniciação em 2021 – voltou a mostrar evolução. O piloto de Torres Vedras depois de ser o 7.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, garantiu o 8.º lugar na manga de qualificação e na Final viu a bandeira xadrez na 7.º posição. Já no domingo, após ter sido o 7.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 7.º na manga e na Final garantiu um positivo 8.º lugar. Mateus Gomes, que fez a sua quarta corrida no Karting de competição, prosseguiu com a sua aprendizagem, conseguindo um positivo 10.º lugar na Final de sábado, enquanto que no domingo terminou na 11.ª posição, depois de sofrer alguns toques.

Diogo Caetano foi um dos grandes protagonistas da categoria X30 Mini. No sábado, o piloto de Lisboa, depois de ser o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados, garantiu o segundo lugar na manga de qualificação e na Final bateu toda a concorrência. No domingo, a chuva foi o principal adversário de Diogo Caetano, terminando mesmo a Final na 9.ª posição.

Na categoria Júnior, Filipe Rodrigues, que fez apenas a sua quarta prova da carreira, depois de ter garantido o 7.º lugar na Final de sábado, foi um dos pilotos-sensação no domingo, à chuva, dado que foi o 2.º mais rápido nos treinos cronometrados e 2.º classificado na manga de qualificação. Na Final, a falta de experiência fez com que terminasse no 8.º lugar, mas pela sua atuação numa pista que desconhecia por completo, promete bons resultados no futuro.

Na categoria X30 (Sénior), com 29 participantes, Martim Romão, depois de ser o 10.º mais rápido nos treinos cronometrados de sábado, foi 22.º classificado na manga de qualificação e depois na Final foi forçado a abandonar devido a um acidente. Sem baixar os braços, no domingo, o piloto do Montijo esteve em destaque, pois foi o 5.º mais rápido nos ‘cronos’ e concluiu quer a manga de qualificação quer a Final num excelente 9.º lugar, atendendo que está a cumprir a sua segunda época no Karting de competição. João Rodrigues, ‘rookie’ e logo na categoria-rainha, também esteve em bom plano, sobretudo no domingo, já que depois de ser o 8.º mais rápido nos ‘cronos’, foi 8.º classificado na manga de qualificação. Na Final, foi ingloriamente abalroado logo após a partida. Mário Borges foi desclassificado por ter ajustado o para-choques na zona de pesagem.

Bruno Frota garantiu a quarta posição na X30 Super Shifter Master e Nuno Portela garantiu no sábado a pole-position e venceu a manga de qualificação na X30 Super Shifter Gentleman, sendo depois 2.º classificado nas duas Finais, resultados que o colocam como um dos principais favoritos ao título, quando falta apenas disputar uma jornada, na pista do Bombarral.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *