EKO/Birel ART Portugal sagra-se campeã nacional Rotax

3 Out 2023

Equipa sediada no Bombarral enriquece palmarés

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) conquistou o título de campeã nacional da categoria Mini-Micro Max, após a quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada este fim de semana, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Destaque ainda para os pódios que garantiu quer na categoria júnior quer na categoria DD2 Masters.

Depois das provas de Braga, Portimão, Baltar e Leiria, João Maria Pereira disputou, este fim de semana, a quinta e última jornada do Campeonato de Portugal Rotax, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Líder à partida para a derradeira prova, o jovem piloto de Alcobaça precisava apenas de correr em ‘modo de gestão’ para garantir o título de campeão nacional da categoria Mini-Micro Max, mas esteve sempre nos lugares de destaque. João Maria Pereira começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados e segundo classificado na Final 1. Mas depois, na Final 2, o jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal bateu toda a concorrência e com a volta mais rápida, sendo que, na Final 3, foi terceiro classificado. Com estes resultados, João Maria Pereira subiu ao lugar intermédio do pódio no Bombarral, mas, mais importante, foi ter conquistado o título de campeão nacional da categoria Mini-Micro Max, o que lhe valeu também a qualificação para defender as cores portuguesas da categoria Mini-Max nas Rotax Max Challenge Grand Finals, que serão disputadas de 2 a 9 de dezembro, no Bahrain.

Tomás Lemos voltou a destacar-se no Campeonato de Portugal Rotax da categoria Júnior com as cores da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, começando logo por ficar a 0,061s de conquistar a pole-position para a Final 1. O jovem piloto de Braga continuou a mostrar a sua rapidez nas três Finais, onde foi sempre terceiro classificado e, sem surpresa, garantiu o terceiro lugar do pódio na jornada realizada no traçado da região oeste.

Igualmente na categoria Júnior, Eduardo Nicolau, que se estreou no Campeonato de Portugal Rotax em junho, cumpriu apenas a sua terceira prova na competição. No circuito do Bombarral, o jovem piloto da Lisboa começou por ser o sétimo mais nos treinos cronometrados, mas ficou apenas a 0,263s da pole-position. Na Finais 1 e 2, fruto de duas penalizações, foi 9.º e 8.º classificado, respetivamente, enquanto que na Final 3 garantiu o sétimo lugar. Com a soma destes resultados, Eduardo Nicolau foi 8.º classificado na prova.

Na categoria-rainha, a Sénior Max, com um vasto pelotão de 33 concorrentes, Oscar Soirey, que é um estreante absoluto no Campeonato de Portugal Rotax, mostrou que continua a evoluir, mas enfrentou algumas contrariedades, como os inevitáveis toques no meio do pelotão, que condicionaram o seu andamento. O jovem piloto francês, radicado em Portugal, começou por ser o 28.º mais rápido nos treinos cronometrados, sendo depois 20.º classificado na Final 1. Já na Final 2 foi 29.º classificado e na Final 3 obteve o 26.º lugar, devido a uma penalização de cinco segundos nas duas corridas. Com estes resultados, Oscar Soirey acabou por ser 27.º classificado na prova realizada no traçado da região oeste.

Raquel Ferrajão, que também é piloto ‘rookie’ na categoria-rainha Sénior Max, foi igualmente afetada por alguns toques que influenciaram os seus resultados. Na Final 2, ainda se destacou ao fazer uma boa recuperação do 26.º ao 19.º lugar, mas nas restantes finais não teve a sorte do seu lado, pelo que terminou a ronda do Bombarral no 28.º posto.

Fabio Kieltyka – campeão de Portugal da categoria da DD2 Masters em 2022 – regressou à competição e começou por ser o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados. O piloto belga foi depois terceiro classificado nas três Finais, pelo que garantiu um meritório terceiro lugar na prova, apesar de ter estado tanto tempo sem competir. No Bombarral, Charles Delbrassine garantiu dois sétimos e um nono lugares, sendo 9.º classificado na prova, mas com os mesmos pontos dos 8.º e 7.º classificados

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *