EKO/Birel ART Portugal vence em três categorias no Campeonato de Portugal de Karting

24 Mar 2022

Equipa sediada no Bombarral colecionou mais pódios em Viana do Castelo

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal foi a equipa que mais títulos conquistou no Campeonato de Portugal de 2021. No passado fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, na primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota 2022, a equipa sedeada no Bombarral deu ótimas indicações de que pode voltar a ter uma época extremamente positiva, já que venceu nas categorias Iniciação, Cadete 4T, X30 Mini e ainda colecionou pódios nas categorias Júnior e X30 (Sénior). Os karts equipados com chassis Birel ART continuam a somar êxitos, mas o principal foco da formação do Oeste é elevar ainda mais a fasquia, no sentido de ver todos os seus pilotos a evoluir… rumo a novas vitórias.

Mas no que diz respeito ao que se passou na prova realizada no traçado minhoto, começando pela categoria Iniciação, Lourenço Antunes conquistou o lugar mais alto do pódio no primeiro dia de competição e foi 3.º classificado no segundo, somando dois bons resultados para o seu objetivo que passa por ser campeão nacional, depois de ter sido, no ano passado, vice-campeão. Contudo, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal viu os seus outros dois pilotos da categoria Iniciação a evoluírem, com José Diogo Martins a ser 4.º classificado numa Final e Tiago Caetano a rodar na segunda posição, caindo depois para o 7.º lugar, devido a um pião. José Diogo Martins e Tiago Caetano fizeram as terceira e segunda corridas, respetivamente, das suas carreiras.

Guilherme Morgado, que há três semanas venceu o Open de Portugal, impôs-se todo o seu talento e experiência para dominar por completo a categoria 4T, onde Francisco Iglésias entrou no top-5, tendo o ‘rookie’ Martim Gomes – campeão nacional em título da categoria Iniciação – garantido um 6.º lugar. Já Mateus Gomes, estreante absoluto no Karting de competição, evoluiu bastante no traçado vianense, já que melhorou significativamente os seus tempos por volta no final da prova, tendo terminado com um 9.º lugar.

E como não há duas sem três, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal também venceu na categoria X30 Mini, através de Diogo Caetano. O piloto de Lisboa garantiu a pole-position no primeiro dia de competição, foi 3.º classificado na manga de qualificação, mas depois bateu toda a concorrência na Final. No segundo dia de competição, Diogo Caetano fez uma prova em crescendo e, na Final, um toque impediu-o somar mais uma vitória, sendo, ainda assim, um meritório 2.º classificado.

Na categoria Júnior, Santiago Alves, depois de ter garantido o lugar intermédio do pódio no sábado, no dia seguinte esteve na luta pela vitória, liderando mesmo a Final, onde viu a bandeira xadrez no segundo lugar, mas uma penalização fez com que fosse 5.º classificado. Filipe Rodrigues, fez a sua estreia absoluta no Karting de competição, sendo notória a sua evolução de sábado para domingo, conseguindo na Final cruzar a meta no 7.º lugar, mas também sofreu uma penalização e foi 8.º classificado.

Na categoria X30 (Sénior), a mais concorrida com 32 pilotos, a Escola de Karting de Oeste voltar a estar na luta pela vitória, através de Frederico Peters, campeão nacional em título. No sábado, o piloto de Évora garantiu o lugar intermédio do pódio e, no domingo, foi surpreendido nos últimos 100 metros, acabando por ser novamente segundo classificado, ficando a escassos 77 milésimos de segundo da vitória! O seu colega de equipa, Mário Borges, foi forçado a abandonar na Final de sábado. No domingo, o piloto da Maia fez uma prova de recuperação, dado que depois de ser 32.º classificado nos treinos cronometrados, recuperou até ao 20.º lugar na manga de qualificação e, na Final, recuperou mais 11 lugares, até entrar no top-10, sendo 9.º classificado. João Rodrigues, que fez a sua segunda prova no Karting de competição também fez a sua estreia absoluta no Karting de competição e logo na exigente categoria X30 (Sénior). Mas deu boas indicações, já que na Final de sábado foi 22.º classificado e na Final de domingo terminou na 21.ª posição. Martim Romão, que também é um dos pilotos da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, acabou por ser o mais azarado dos 90 inscritos à partida para a primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, pois testou positivo à Covid-19 e não pôde alinhar na prova de Viana do Castelo.

A segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para os dias 23 e 24 de abril e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.

*

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *