EKO/Birel ART Portugal vence no Campeonato de Portugal de Karting

20 Mar 2024

Equipa sediada no Bombarral ainda garantiu mais cinco pódios em Leiria

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal teve um arranque muito positivo no Campeonato de Portugal de Karting. Na primeira jornada dupla, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, a equipa sediada no Bombarral venceu na exigente categoria X30 Mini e somou mais cinco pódios nas categorias Iniciação, Cadete e X30 Super Shifter, deixando antever que vai discutir alguns dos mais importantes títulos nacionais em 2024.

No aguerrido pelotão da categoria X30 Mini, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal contou com seis pilotos e um deles conseguiu bater toda a concorrência, nomeadamente Guilherme Morgado. No primeiro dia de competição, o jovem piloto de Loures foi o mais rápido nos treinos cronometrados, 2.º classificado na manga de qualificação e na Final ficou a escassos 0,050s (!) da vitória, após sofrer um toque na última curva da corrida! Contudo, no domingo, o piloto da formação do Bombarral esteve imperial, dado que após ser novamente o mais rápido nos ‘cronos’, venceu quer a manga de qualificação quer a Final e com a volta mais rápida. O seu colega de equipa, José Pedro Pinto, apesar de não ter tido muita sorte no sábado, no domingo terminou a Final no top-5, com Mateus Gomes também a destacar-se com um positivo 6.º lugar, enquanto os ‘rookies’ Santiago Barros e Francisco Iglésias obtiveram um 7.º e um 11.º lugares, respetivamente, dando também boas indicações para o futuro.

Lourenço Antunes também colocou as cores da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal em destaque na categoria Cadete, onde foi sempre segundo classificado na prova de sábado, enquanto que no domingo esteve mais forte ao vencer a manga de qualificação com a volta mais rápida, para depois na Final assegurar novamente o lugar intermédio do pódio.

Na categoria Iniciação, Lana Pelfrene também era apontada como uma das principais favoritas à vitória na categoria iniciação, dado que, há três semanas, precisamente no traçado de Leiria, conquistou o Open de Portugal de Karting. No sábado, a jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal terminou a manga de qualificação no 2.º lugar com a volta mais rápida e na Final voltou a ver a bandeira xadrez no 2.º lugar e novamente com a volta mais rápida. No segundo dia, Lana Pelfrene também concluiu a manga de qualificação no 2.º lugar, tendo na Final cruzado a meta na 2.ª posição, com a volta mais rápida em 1m16,220s e muito perto do vencedor.

Há três semanas, precisamente em Leiria, Henrique Cruz conquistou o Open de Portugal de Karting na categoria X30 Super Shifter. Por isso mesmo, o piloto leiriense era apontado como um dos favoritos à vitória no arranque do Campeonato de Portugal de Karting. A correr em ‘casa’, Henrique Cruz teve problemas nos treinos cronometrados e foi o 12.º mais rápido à geral e 5.º da Sénior. Na manga de qualificação, recuperou oito lugares rumo ao 4.º lugar da geral e ao 3.º da Sénior. Na Final, o piloto da formação do Bombarral esteve na luta pela vitória, mas acabou por completar o pódio à geral e foi 2.º classificado na Sénior. No segundo dia, Henrique Cruz foi o 2.º mais rápido nos ‘cronos’ à geral e na Sénior, ficando a escassos 0,029s (!) da pole-position. Na manga de qualificação, o piloto leiriense foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos fez com que caísse para o 4.º lugar da geral e 3.º da Sénior. Na Final, Henrique Cruz passou rapidamente para o 3.º lugar, mas à passagem da 10.ª volta viria a ser forçado a abandonar, tendo, contudo, sido o autor da volta mais rápida em 45,673s. Inglório…

Na categoria Júnior, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal terminou o primeiro dia no 4.º lugar (mas muito perto do pódio), por intermédio de Diogo Caetano, que no domingo foi 7.º classificado. Tomás Carapucinha, apenas na sua segunda prova oficial, depois de ser 11.º classificado no sábado, no segundo dia de competição, encerrou o top-10, mostrando evolução.

Por fim, na categoria X30 (Sénior), a equipa do Bombarral voltou a apresentar dois ‘rookies’. Tomás lemos foi forçado a abandonar no sábado, mas no domingo esteve em evidência, dado que na manga de qualificação recuperou do 28.º ao 13.º lugar e na Final voltou a destacar-se ao recuperar mais cinco posições, rumo a um positivo 8.º lugar, entre 28 concorrentes. Por sua vez, o estreante Eduardo Nicolau surpreendeu no sábado ao ser o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados, tendo depois sido prejudicado por algumas penalizações. No segundo dia de competição, o jovem piloto de Lisboa depois de ser 18.º nos ‘cronos’ e na manga de qualificação, foi forçado a abandonar na Final, à passagem da quinta volta, devido a um incidente.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *