EKO/Birel ART Portugal vence no campeonato de Portugal Rotax

9 Jun 2022

Equipa sediada no Bombarral em grande plano na pista de Leiria

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) continua a ver o seu trabalho traduzido em êxitos. Na segunda prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada no Kartódromo de Leiria, a equipa sediada no Bombarral venceu nas categorias DD2 e DD2 Master através de Fábio Kieltyka e ainda garantiu mais um pódio (3.º lugar) na categoria Micro Academy, por intermédio de Martim Gomes, que fez a sua estreia absoluta no Campeonato de Portugal Rotax! Aya Delbrassine festejou a vitória na classe feminina da categoria Micro-Max e Charles Delbrassine rodou no top-10 entre os masters.

No Campeonato de Portugal Rotax, as categorias DD2 (para pilotos a partir dos 15 anos) e DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), partilham a mesma grelha de partida. Fabio Kieltyka cumpriu, este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria, a contar para a segunda prova, um objetivo que tinha prometido: bater toda a concorrência quer da sua categoria, a DD2 Masters, quer da categoria DD2.
O piloto da EKO/Birel ART Portugal foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 45,851s aos 1006 metros da pista da cidade do Lis e depois venceu a Final 1 quer na DD2 Master quer na DD2, cumprindo assim o objetivo. E com uma cereja no topo do bolo, já que também rubricou a volta mais rápida (46,173s), feito que lhe permitiu somar mais um ponto extra quer para a prova leiriense quer para as contas do campeonato. Na Final 2, o piloto belga venceu na DD2 Master e foi 2.º classificado à geral, mas com a volta mais rápida em 46,251s, somando mais um ponto extra. Já na Final 3, Fábio Kieltyka voltou a bater toda a concorrência à geral e assinou novamente a volta mais rápida (46,035s). Com estes resultados, o piloto belga somou 74 pontos (em 79 possíveis) e subiu ao lugar mais alto do pódio em Leiria tanto na categoria DD2 como na categoria DD2 Master e passou para a liderança do campeonato na DD2 Master e para a segunda posição da classificação geral (a DD2), entre 18 concorrentes.

Charles Delbrassine, que completou recentemente 61 anos de idade, apesar de não ter feito a tão importante ‘pré-época’, continua a ser um dos protagonistas da categoria DD2 Master. Depois de ter ‘surpreendido’ na prova inaugural em Baltar, onde garantiu um 8.º e um 7.º lugares, nesta segunda prova em Leiria, começou por ser o 10.º mais rápido nos treinos cronometrados e depois terminou a Final 1 na 11.ª posição. Na Final 2, Charles Delbrassine cruzou a meta no 12.º lugar e na Final 3 voltou a garantir a 11.ª posição. Com estes resultados, o piloto luxemburguês foi 14.º classificado na prova leiriense, um resultado que não espelha bem a performance que demonstrou em Leiria, pois rodou no top-10, caindo depois algumas posições devido a alguns contratempos e incidentes e de corrida.

Aya Delbrassine – filha de Charles – é uma das mais jovens do pelotão da Micro Max e em Leiria fez apenas a sua segunda prova na nova categoria, depois de se ter estreado no Karting de competição em 2021, através da categoria Micro Academy. Aya Delbrassine foi a 9.ª mais rápida nos treinos cronometrados, na Final 1 foi forçada a abandonar, na Final 2 terminou na 9.ª posição e na Final 3 garantiu o 8.º lugar. Com estes resultados, a jovem piloto da Escola de Karting do Oeste /Birel ART Portugal concluiu a prova disputada na cidade do Lis na 9.ª posição e venceu a classe feminina, mas o seu ‘foco’ é continuar a evoluir num desporto que pratica há muito pouco tempo.

Martim Gomes – campeão nacional da categoria Iniciação em 2021 – foi um dos grandes protagonistas entre os 70 pilotos que disputaram a segunda prova do Campeonato de Portugal Rotax, em Leiria. É que o jovem piloto de Torres Vedras, apesar de fazer a sua estreia absoluta na competição ‘animada’ pelos motores austríacos, garantiu o terceiro lugar do pódio na categoria Micro Academy. Depois de ser o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, garantiu um quarto e dois terceiros lugares, resultados que somados permitiram-lhe alcançar a tão desejada presença no pódio. Excelente para um piloto ‘rookie’.

A terceira prova do Campeonato de Portugal Rotax está agendada para os dias 16 e 17 de julho e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *