EKO/Birel ART Portugal vence Open de Portugal de Karting

27 Fev 2024

Equipa sediada no Bombarral garantiu cinco pódios no Kartódromo de Leiria

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal venceu a categoria Iniciação e a categoria X30 Super Shifter à geral, assim como nas classes na Sénior e Gentleman, no Open de Portugal de Karting, disputado este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria. A equipa sediada no Bombarral ainda subiu ao pódio por mais duas ocasiões, quer na categoria Cadete quer na categoria X30 Mini.

Na categoria Iniciação, destinada a pilotos dos 5 aos 7 anos, Lana Pelfrene, depois de ser a mais rápida nos treinos cronometrados, foi primeira classificada após as duas mangas de qualificação (com uma vitória e um segundo lugar) e na Pré-Final bateu toda a concorrência. Na corrida decisiva, a jovem piloto de Cascais arrancou da pole-position, mas enfrentou alguns ‘contratempos’ na segunda volta, tendo, contudo, conseguido mais tarde recuperar a liderança para não mais a largar até ser a primeira a ver a bandeira xadrez (com a volta mais rápida), conquistando assim o Open de Portugal de Karting 2024.

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal também esteve em destaque na categoria X30 Super Shifter, animada pelos potentes karts de 175cc e com caixa de velocidades. Henrique Cruz, apontado para vencer à geral e na classe Sénior, cumpriu mesmo o favoritismo, apesar de ter tido uma prova dura e com vários contratempos. Mesmo assim, a resiliência do piloto de Leiria fez com que conquistasse o Open de Portugal de Karting à geral e na Sénior. Ainda na categoria X30 Super Shifter, mas na classe Gentleman, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal também venceu, por intermédio do brasileiro Luís Filipe, que fez a sua estreia absoluta a correr em Portugal.

Regressando às categorias dos mais jovens, a Cadete, para pilotos dos 8 aos 10 anos, Lourenço Antunes conquistou a pole-position e depois rodou sempre nos lugares da frente, tendo na Final, sido um honroso segundo classificado. Mais um pódio para a equipa da região Oeste!

Na categoria X30 Mini, a equipa sediada no Bombarral apresentou sete pilotos. Teo Pelfrene, apesar de não ter tido um início de prova fácil, na Pré-Final conseguiu ser quarto classificado, enquanto que na Final o jovem piloto de Cascais capitalizou o seu andamento e garantiu um positivo terceiro lugar, sendo o quinto pódio para a formação do Bombarral. Guilherme Morgado era apontado como um dos favoritos à vitória e provou isso na primeira manga de qualificação ao bater toda a concorrência (com volta mais rápida), mas na segunda manga uma penalização atirou-o para o 8.º lugar. Mesmo assim, o piloto de Loures não baixou os braços e foi o primeiro a ver a bandeira xadrez na Pré-Final, só que uma nova penalização, fez com que caísse para o terceiro lugar. Na Final, Guilherme Morgado foi um honroso quarto classificado. Mateus Gomes fez uma prova de superação e terminou no sétimo lugar, José Pedro Pinto foi oitavo classificado devido a uma penalização, Martim Gomes, que também sofreu uma penalização, ficou com o nono lugar, o ‘rookie’ Francisco Iglésias foi 11.º classificado e o estreante Santiago Barros foi 13.º classificado devido a uma penalização.

Na categoria Júnior, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal terminou no top-5, por intermédio de Diogo Caetano, mas poderia ter obtido um resultado bem melhor, não fosse alguns contratempos que o jovem piloto de Lisboa enfrentou nas mangas de qualificação. Tomás Carapucinha, estreante absoluto numa competição nacional, fez uma prova em crescendo e fechou o top-10 da categoria Júnior.

Finalmente, na categoria X30 (Sénior), a equipa do Bombarral apresentou dois ‘rookies’ e também entrou no top-10. Contudo, também poderia ter conseguido um resultado melhor, já que Tomás Lemos rodou na quarta posição, sendo, no entanto, 10.º classificado. Por sua vez, Eduardo Nicolau fez uma prova sempre a evoluir, dado que depois de ser o 18.º mais rápido e ter enfrentado algumas penalizações nas mangas de qualificação, na Final fez uma positiva recuperação até ao 11.º lugar.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *