EKO/Birel ART Portugal volta a ganhar no Campeonato de Portugal de Karting
Equipa sediada no Bombarral impõe-se em quatro categorias
Depois de um arranque fantástico em Viana do Castelo, a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal voltou a colecionar vitórias na segunda jornada do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Mas há mais motivos para festejar: com a entrada da jovem piloto Lana Pelfrene para a categoria Iniciação, a equipa sediada no Bombarral passou a ser a única com representação em todas as categorias e classes do Campeonato de Portugal de Karting!
Na categoria Cadete 4T, Francisco Iglésias voltou a viver um fim de semana de sonho, já que dominou por completo quer o primeiro dia de competição quer o segundo. Em ambos, o jovem piloto de Cascais só não foi o mais rápido nos treinos cronometrados, mas, de resto, venceu as mangas de qualificação e as Finais com a volta mais rápida. Martim Gomes está a evoluir cada vez mais e exemplo disso é que foi segundo classificado quer na Final de sábado quer na Final de domingo. Boas indicações de que está a progredir bem na categoria Cadete 4T também deu Lourenço Antunes, pois foi quarto classificado nos dois dias de competição. Tal como Lourenço Antunes, também Tiago Caetano, que transitou da categoria Iniciação para a Cadete 4T, esta temporada a adaptar-se a uma nova realidade e no traçado da região oeste obteve um nono e depois um sétimo lugar. Nota para uma piloto muito especial, nomeadamente para Lana Pelfrene, que se estreou a correr na categoria Iniciação, onde foi sexta classificada, fazendo com que a Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal passasse a ser a única equipa com representação em todas as categorias e classes do Campeonato de Portugal de Karting! No total, tem 18 pilotos!
Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva, que na prova inaugural em Viana do Castelo afirmou-se como um dos principais candidatos a sagrar-se campeão nacional esta época, ao vencer quer no primeiro quer no segundo dia de competição, desta vez, a correr ‘em casa’, não teve a sorte, dado que obteve um quinto e um sexto lugares. O ‘rookie’ Guilherme Morgado teve problemas na Final de sábado e fechou o top-10, enquanto que no domingo o piloto de Loures terminou na quinta posição. Por sua vez, Teo Peltrene não teve sorte no primeiro dia ao ser forçado a abandonar, mas no segundo viu a bandeira xadrez no 10.º lugar, enquanto que o também ‘rookie’ Mateus Gomes prosseguiu a sua evolução e somou um 14.º e depois um 12.º lugar.
Na categoria Júnior, Diogo Caetano fez uma prova positiva, já que depois de ser sétimo classificado no primeiro dia de competição, no segundo dia apresentou-se mais forte ao rodar constantemente nos lugares cimeiros, terminando, contudo, a Final num meritório quarto lugar.
Na categoria X30 (Sénior), com 34 pilotos em pista, Santiago Ribeiro pode queixar de algum azar no primeiro dia de competição, dado que depois de ser o terceiro a ver a bandeira xadrez, foi penalizado com três segundos e caiu para o sétimo lugar. No segundo dia, o piloto da Ericeira continuou forte e desta vez não deixou escapar o terceiro lugar do pódio, somando assim importantes pontos para as contas do campeonato, onde é apontado como um dos favoritos à conquista do título de campeão nacional. Já Filipe Rodrigues alcançou um positivo 10.º lugar na Final de sábado, enquanto que no domingo foi 25.º classificado, tendo o seu irmão João Rodrigues sido 22.º classificado no primeiro dia de competição e terminado o segundo dia no 26.º lugar. O pai de ambos, João Pedro Rodrigues, colecionou mais duas vitórias para a formação da região Oeste ao dominar quer o primeiro quer o segundo dia de competição da categoria X30 Master, sendo assim um dos principais candidatos ao título de campeão nacional.
Na X30 Super Shifter, Henrique Cruz, que fez apenas a sua terceira prova na categoria animada pelos potentes karts de 175cc com caixa de velocidades, depois de ser segundo classificado no primeiro dia de competição à geral e na Sénior, no segundo dia esteve muito forte e bateu toda a concorrência quer à geral quer na Sénior, com a volta mais rápida (44,690ss), pelo que, em virtude de também já ter ganho na prova inaugural em Viana do Castelo, passa a ser um natural favorito ao título de campeão nacional. Lucas Vieira começou por ser 5.º à geral e 4.º na Sénior e depois não teve sorte ao ser forçado a abandonar na Final de domingo. Bruno Frota foi segundo classificado e depois venceu na categoria X30 Super Shifter Master (para pilotos com mais de 30 anos), tendo Nuno Portela sido segundo classificado na classe Gentleman, para pilotos com mais de 45 anos, quer no primeiro quer no segundo dia de competição.
*
0 Comments