Troféu Easykart Portugal ganha mais adeptos

27 Jul 2022

Competição animada pelos chassis Birel ART prosseguiu no Bombarral

 

O Troféu Easykart Portugal 2022, que tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), prosseguiu, no passado fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a realização da segunda prova, que envolveu quase três dezenas de pilotos distribuídos por quatro categorias distintas.

Depois da jornada inaugural disputada há um mês no Kartódromo de Évora, o Troféu Easykart Portugal cumpriu a segunda prova no traçado onde nasceu, sendo uma aposta do KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, que, há alguns anos, à semelhança de largas dezenas de países, respondeu ao repto da Birel ART, que todas as épocas realiza as International Grand Finals, que envolve mais de 200 pilotos, habitualmente em Itália, numa semana memorável para quem obtém a qualificação através da competição do seu país. Recordamos que o êxito global do Troféu Easykart é o facto de ter um regulamento que permite a prática do Karting a preços reduzidos, pois as afinações permitidas nos karts são muito limitadas, sendo, basicamente, uma competição de ‘arrive and drive’, ideal para quem se inicia na modalidade, bem como para quem já tem uma longa paixão por ela.

Na categoria Easykart 60, destinada a pilotos dos 6 aos 12 anos, Martim Gomes foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 55,879s ao traçado da região oeste de 1096 metros. Guilherme Morgado, que ficou a escassos 35 milésimos de segundo de alcançar a pole-position, impôs-se depois no final das 10 voltas da Corrida de Qualificação 1, na qual Martim Gomes voltou a mostrar a sua rapidez ao cruzar a meta na segunda posição, enquanto Francisco Iglésias garantiu o terceiro lugar, na frente de Teo Pelfrene, Carolina Duarte, Gustavo Rego, Aya Delbrassine e Mateus Gomes. Na Corrida de Qualificação 2, Guilherme Morgado e Martim Gomes voltaram a ser os primeiro e segundo classificados, respetivamente, tendo desta vez Teo Pelfrene garantido a terceira posição, terminando imediatamente a seguir Carolina Duarte, Francisco Iglésias, Martim Gomes, Gustavo Rego e Aya Delbrassine.
Na Corrida Final, Guilherme Morgado largou, naturalmente, da pole-position e tirou dela o melhor proveito para vencer novamente e com a volta mais rápida em 55,679s. Martim Gomes manteve um bom andamento e foi premiado com o lugar intermédio do pódio, ao qual também subiu Francisco Iglésias para festejar a terceira posição. Carolina Duarte foi quarta classificada, mas também teve honras de pódio ao vencer a classe feminina, enquanto Teo Pelfrene fechou o top-5, na frente de Aya Delbrassine, Gustavo Rego e Mateus Gomes.

As categorias Easykart 100 (dos 11 aos 15 anos) e a Easykart 125 (a partir dos 14 anos) partilham a mesma grelha. No que diz respeito à Easykart 125, João Pedro Rodrigues foi o mais rápido nos treinos cronometrados percorrendo os 1096 metros da pista do Bombarral em 51,082s, vencendo depois quer a primeira Corrida de Qualificação quer a segunda, assim como a Corrida Final, com a volta mais rápida em 51,172s. Raquel Ferrajão foi sempre segunda classificada em todas as fases da prova e subiu ao pódio tanto para festejar o segundo lugar nesta segunda jornada do Troféu Easykart Portugal como para receber o prémio de melhor piloto feminina. Pedro C. Martins garantiu a terceira posição, enquanto João Rodrigues e Pedro Páris encerraram o top-5.

Na Easykart 100, Dylan Turri – que veio de Itália disputar a prova portuguesa – foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 51,726s e depois venceu quer a primeira Corrida de Qualificação quer a segunda. Na Corrida Final, assistiu-se a um duelo emocionante entre Dylan Turri e Frederico Pinto Coelho, tendo este levado a melhor sobre Turri por 54 milésimos de segundo. Frederico Pinto Coelho assinou ainda a volta mais rápida (52,223s), numa corrida em que Dylan Turri foi um honroso segundo classificado e Filipe Rodrigues completou o pódio. Vasco Tavares e João Maria Páris fecharam, por esta ordem, o top-5.

Na categoria TaG Livre, destinada a karts em que o chassis é de escolha livre e com motores até 125cc equipados com embraiagem e motor de arranque elétrico, Martim Romão foi o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 50,207s aos 1096 metros do traçado da região oeste. Na Corrida de Qualificação 1, venceu José Pedro Duarte – onde Martim Romão liderou até à oitava volta até abandonar com uma vela partida – e na Corrida de Qualificação 2, assim como na Corrida Final, foi a vez de Nuno da Silva bater toda a concorrência. Na corrida decisiva, disputada em 15 voltas, José Pedro Duarte e Martim Romão – que rubricou a volta mais rápida em 51,332s – não ficaram muito longe do vencedor, terminando, contudo, por esta ordem, nos restantes lugares do pódio. Alexandre Cruz segurou a quarta posição, apesar das investidas de Miguel Afonso Lopes, quinto classificado, enquanto Dylan Lima e Pedro Paxiuta de Paiva foram os sexto e sétimo classificados, respetivamente.

A terceira e última jornada está agendada para 3 e 4 de setembro e será novamente disputada KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *