EKO/Birel ART Portugal vence no Campeonato de Portugal Rotax

18 Abr 2023

Equipa sediada no Bombarral voltou a subir ao pódio na categoria Júnior

 

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) venceu, este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, a categoria Mini-Micro do Campeonato de Portugal Rotax, e ainda conquistou o segundo lugar do pódio da categoria Júnior.

Depois de há duas semanas ter ganho a primeira edição da Rotax Cup da categoria Mini/Micro em Braga, João Maria Pereira iniciou, precisamente no traçado minhoto, o Campeonato de Portugal de Rotax da melhor forma. O jovem piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal revelou-se logo muito forte nos treinos cronometrados ao conquistar a pole-position com a marca de 59,054s e depois venceu as três Finais, rubricando a volta mais rápida em todas as corridas. Contas feitas, o piloto de Alcobaça garantiu a pontuação máxima (79 pontos) e assegurou com uma margem bem confortável o lugar mais alto do pódio da prova bracarense, ao mesmo tempo que reafirmou que é um dos principais favoritos à conquista do título e para garantir um lugar nas Finais Mundiais Rotax, que em 2023 serão disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.

Tomás Lemos, depois de ter tido uma estreia muito auspiciosa há duas semanas com as cores da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal na Rotax Cup, onde foi segundo classificado na categoria Júnior, deu continuidade na jornada de abertura do Campeonato de Portugal Rotax, igualmente no Kartódromo Internacional de Braga. Na pista minhota, o jovem piloto bracarense, depois de ser o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, garantiu um quinto, um segundo e um terceiro lugares nas três Finais, pelo que somou 49 pontos e assegurou novamente o lugar intermédio do pódio.

Aya Delbrassine, que no ano passado alinhou na categoria Mini-Micro, cumpriu apenas a segunda prova oficial na exigente categoria Júnior. Perante cerca de 20 adversários, a piloto da Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal, uma das mais jovens do pelotão, manteve o foco em evoluir. Depois de ser a 19.ª mais rápida nos treinos cronometrados, foi 18.ª classificada quer na Final 1 quer na Final 2, sendo depois forçada a abandonar na Final 3, pelo que foi 19.ª classificada na prova bracarense.

Raquel Ferrajão, cumpriu apenas a sua terceira prova de cariz nacional e logo na exigente categoria Sénior Max, que apresentou uma lista de 33 participantes. A jovem piloto não teve sorte nos treinos cronometrados, assim como na Final 1, onde for forçada a abandonar, tendo depois sido 28.ª classificada na Final 2 e garantido um positivo 22.º lugar na Final 3.

Ainda na categoria Sénior Max, Oscar Soirey fez na jornada de abertura do Campeonato de Portugal Rotax apenas a sua segunda prova de Karting de cariz nacional. O jovem piloto francês radicado em Portugal, perante 32 adversários, começou por ser o 24.º mais rápido nos treinos cronometrados e na Final 1 foi 22.º classificado devido a uma penalização. Na Final 2 obteve a 23.ª posição e na Final 3 foi forçado a abandonar, sendo, ainda assim, 26.º classificado na prova bracarense.

Afonso Lopes estreou-se a correr pela Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal. Integrado na categoria DD2, o piloto de Vila Nova de Gaia, depois de ser 8.º mais rápido nos treinos cronometrados, obteve um sétimo, um quinto e um sexto lugares nas três Finais, pelo que foi sexto classificado em Braga.

Na pista minhota, Charles Delbrassine fez a sua primeira prova de 2023 e começou por ser o nono mais rápido nos treinos cronometrados da categoria DD2 Master, obtendo depois um positivo quarto lugar na Final 1, enquanto que nas Finais 2 e 3 foi nono classificado, obtendo igual resultado na prova minhota.

*

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *